depois dos pesadelos e do panico com os buracos da piscina, temos um medo novo....ontem a educadora perguntou se tinha havido algum susto no mar ou na piscina porque ele quando viu as cordas do banheiro dentro do mar começou aos berros e desde isso não conseguiu mais leva-lo à agua.....
Ontem e hoje la estive a conversar com ele que é natural ter medos, que toda a gente tem, mas temos que ser fortes e lutar contra isso ....que as cordas estão la para ajudar e blablabla, mas saiu de casa a dizer que não queria ir à agua e logo lagrimas nos olhos....sinceramente não sei o que fazer...é que sim os medos são normais, mas os medos dele são incapacitantes porque o impedem de se divertir...ja na piscina têm sido conversas e mais conversas e agora na praia....ai a minha vidinha......
Suponho que seja normal recear novas situações e contextos. Ainda é cedo para falar em fobias, certo? Acho que tem de ser através da conversa e provando, através de exemplos, que essas coisas não fazem mal...
Beijos e Mil Sorrisos
:o)))
suponho que sim, porque ele revela alguma evolução depois de várias conversas, por exemplo na piscina, depois de conversarmos, ele entra e brinca la dentro...mas agora na praia..não estou la...eu confio na educadora, mas sabe-lo assustado deixa-me com um apertozinho no coração...
beijocas
epa tá calada o meu é a mesma coisa... o teu é o medo da praia, o meu é o medo dos colegas e n quer ir á escola... oh balha-me deus! não há mãe que aguente!
jocas
opá que coisa, mas é algum virus que para ai ainda??? é que ja não sei o que lhe hei-de fazer....
beijocas
Lembras-te daquele programa de regressão que dava na tv? Eu dp de ver esse programa comecei a pensar se a mim tb não me aconteceu uma coisa estranha numa outra vida ou coisa do género, é que eu em criança adorava o mar e estava lá sempre enfiada e no rio tb, a partir de um dia deixei de conseguir meter o pé no mar, é ironico, mas imagino tubarões sempre atrás de mim, e na piscina, apesar de ir, mas sempre com o mesmo pensamento, tenho sempre medo, sinceramente não sei se foi de ver o filme "o tubarão" ou não sei, só sei que agora só molho o pezinho no mar e mais nadinha :o)))
De resto, não sou medrosa de mais nadinha, só mesmo daquilo...
Isto é um exemplo meio maluco, mas até tem um pequeno sentido...
Beijokas
sim, eu penso que ele tem muita imaginação, e deve imaginar que a corda vai ganhar vida ou algo do genero...eu não sou de gozar com medos nem fobias porque acho que é um assunto sério, mas quero ajuda-lo e não sei bem como...:o)
quanto a ti..que é estranho é, mas realmente ha coisas contra as quais é muito dificl de lutar.
beijocas
Acho que não deves ter medo dos medos dele! Parecem-me perfeitamente normais e próprios da fase de crescimento em que está! Olha o Quico que adorava cães, de repente tem-lhes pavor...e nem se passou nada de especial para ele agir assim!
Penso que deves ficar atenta mas uma mãe que protege demais, que se mostra apreensiva, contribui para acentuar o medo da criança! Espera mais algum tempo, vais ver que tudo muda!
Beijocas e bom fds
eu andei a ler sobre o assunto e faço o que dizem, nem dar demasiada importancia, nem desvalorizar...disse-lhe que percebia que ele tinha medo e sempre que tivesse para falar comigo, mas que tinha que se esforçar para vencer esse medo, hoje até lhe disse para se chegar ao pé da corda e dizer que era mais forte que ela e dar-lhe uma palmada....:o)))
vamos ver como correu...
beijocas
De Rita a 24 de Julho de 2009 às 18:48
Olá. O meu nome é Rita Fão, sou jornalista do programa AS TARDES DA JÚLIA e estamos a preparar o seguinte tema: FRALDAS E BIBERÕES AINDA SÃO TAREFA DAS MÃES? Pelo que li no seu blog, dividem tarefas, não é? Gostava de poder falar convosco. O meu contacto é 214401063. Obrigada. Agradeço resposta.
olá e obrigada pela visita.
Sim, lá em casa, desde recém-nascido que as tarefas são divididas. Agradeço a sugestão, mas não temos disponibilidade para aparecer na televisão, de qualquer forma, obrigada.
beijocas
De
Noc@s a 25 de Julho de 2009 às 14:16
C'um catano... Aquela cabecinha deles não pára e depois é imaginação a mais... Eu acho que é uma fase e creio que o que vais fazendo é o correcto nem desvalorizar, nem dar demasiada importancia. Como sabes o pulgo tem a mm idade do G. e também o noto mais medroso, com o escuro ainda que noto que já não vai sozinho para o quarto escuro e assim, mas ainda não lhe deu nenhuma crise de não quer ir, não quer... Mas é mesmo da idade que eles estão a passar. E se agirmos sempre de forma equilibrada de certeza que ultrapassam mais esta fase na vida deles sem quaisquer danos. Olha o Guga tem um livro do Todd que é o "Apaga a Luz, Todd" é sobre os medos que todos temos, mas que o encram como sendo normal. Compra e lê-lhe a estória, pois creio que é um bom livro para esta altura para eles ;o)
Jocas medrosas ;o)
pois, eu penso que é uma fase normal, mas que é chata, la isso é. Onde compraste o livro?
beijocas
De
Noc@s a 27 de Julho de 2009 às 12:55
Comprei ou no supermercado ou então na fnac, ou qualquer outra livraria.
Jocas sem medo ;-)
De
me a 27 de Julho de 2009 às 13:01
Epá que chato! O meu sempre teve alguns medos, mas nada tão constante.
Uma vez um psicólogo disse-me que os miúdos que têm medo do mar e de insectos tem a ver com o facto de terem medo não poder controlar as situações. O G. agora anda na fase insectos. :( Já passou a das ondas do mar. Agora está ela nessa fase.
Tenta ver que livros infantis podes encontrar sobre o tema. Às vezes ajuda.
Bjoquinhas
Comentar post