.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28

.babadices

. quase, quase, quase...

. dia nos namorados...

. eles

. noticias

. fim de semana

. to do list 2011

. eles

. eles

. natal e passagem de ano

. feliz natal

.babas antigas

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

.idade do G.

baby growth

.idade da M.

Lilypie First Birthday tickers
Terça-feira, 18 de Novembro de 2008

disciplina

secalhar sou rigorosa...secalhar exagero...não sei...mas é assim que sou e também não sei ser de outra forma...

 

Claro que escolho as minhas lutas, ha coisas que simplesmente acho que não vale a pena porque...não têm mesmo importancia, acho que não faz sentido impor a minha posição em todas as situações, quando ele diz que não quer vestir aquele casaco...ou não gosta daqueles tenis..não vou estar ali aos gritos para ele usar aquele se pode usar outro, acho uma perda de tempo e de paciencia....

 

Isto vem a proposito de um casal que esteve lá em casa no fim de semana com a filhota de 16 meses...e o comportamento deles fez-me pensar no meu...

 

desde pequeno que falo "grosso " ao G. e apesar de ter birras, porque obviamente tem, e querer contrariar, porque claro que quer, ele percebe perfeitamente quando é a sério ou quando é "mais ou menos".

 

Na hora da refeição não tolero ondas...o G. desde pequeno que fica à mesa conosco, e quando digo pequeno...digo mesmo no ovo a olhar para nós :o)) e para mim, salvo rarissimas excepções (almoços de 3 horas...) ele não sai da mesa enquanto nós estamos a comer. Fico danada quando o primo que tem 10 anos petisca (porque comer mesmo é assim uma vez por ano) e se levanta logo para ir jogar PSP...

 

Determinadas regras são incontornáveis...não ha sobremesa, nem bolachas, nem guloseimas se a sopa e o prato não são comidos convenientemente. A sopa vai sempre toda, o prato não tem que ser todo...tem que ser uma quantidade boa. E aqui sou mesmo rigorosa.No outro dia fomos almoçar fora com avós e tios. Sempre que come fora de casa tenta flexibilizar as regras...comeu a sopa, mas o prato foi uma chatice...avisei: não ha sobremesa...claro que me custou ve-lo a olhar para o gelado do primo...mas custou-me mais ver os olhos dos avós e dos tios...sem criticar (porque conhecem-me bem...)mas a pensar "coitadinho do menino".

 

Ninguem gosta mais do meu filho do que eu...e exactamente por isso acho que é fundamental ele saber que ha regras e ha comportamentos que têm consequencias más e que é mesmo assim a vida. Não quero que seja um fedelho mimado que ache que todas as regras são contornaveis e que ha sempre alguem a safa-lo...

 

Por outro lado, enche-me de orgulho e fico com a sensação que estou (estamos porque o N. me acompanha sempre neste processo), a fazer um bom trabalho quando vamos a um restaurante ou simplesmente a casa de amigos e vou descansada...porque sei que ele se porta lindamente (muito poucas excepções) e aceita as regras. Sabe bem ouvir : porta-se tão bem...mas ele não faz birras?.

 

Até pode ser feitio, e ate posso ter sorte, mas sei que também trabalho para isso.

sinto-me:
publicado por maebabada às 12:25

link do post | babadelas | favorito
14 comentários:
De silvia a 18 de Novembro de 2008 às 13:35
N acho q sejas demasiado rigorosa. Mas isso sou eiu pq faço mt como tu. Aliás, há coisas de q n abdico nunca, seja onde for. Por mais birras q a catraia faça, há 3 coisas q ela tem sempre de comer: sopa, fruta e leite. Para mim o casdtigo do «n comes nada e vais para a cama» nunca foi opção pois cá para mim é isso q eles querem mesmo. E isto faço-o à frente de quem seja, gostem ou não. Já em relação apos doces poucos ou nenhuns lhe doiu. Só ontem provou pela 1-ª vez metade de um ovo kinder e n gostou por aí além. tenho sorte de que n é mt gulosa mas isso tb deve ter relação c o facto de sempre termos sido mt rigorosos neste aspecto. Por isso td acho q estás mt bem-...ele vai agradecer-te
De maebabada a 18 de Novembro de 2008 às 14:48
eu não gosto de crianças mal educadas e apesar de ele ser magro acho que é preciso ter cuidado com a alimentação, por isso acho a sopa essencial.

Quanto aos doces não sou tão rigorosa (desde que coma bem tudo) porque ele é muito guloso e eu confesso que também tenho o mesmo problema
De me a 18 de Novembro de 2008 às 14:40
argh! argh! (estou a afinar a garganta! :P)

Então é assim: no geral identifico-me com tudo o que dizes, mas devo dizer-te que tens sorte com o miúdo e com a escola.

O meu G. tem um feitio que dá para isso, não fosse a escola não ajudar às boas maneiras - ou pelo menos me parece a mim!

Já ela!... é fogo! De uma forma geral come melhor e com mais maneiras que o irmão, mas é teimosaaaaaa!!!! Desde que nasceu - e digo nasceu - só come o que quer e na quantidade que quer!

Quanto aos outros, também sou vista dessa mesma forma e também tenho a sorte do papie estar comigo! :o)

Mas que se lixe! Estamos sempre a ser comparados com os outros. E se eu sou assim, também é pelos mesmos motivos que os meus já correram mundo sempre comigo, e também já ouvi umas vozes (ranhosas) dizerem "ah eles não gostam mais do deles do que eu dos meus" - por eu ter levado o meu ao Brasil com 2 anos.

Por isso... ;)
Bjoquinhas
De maebabada a 18 de Novembro de 2008 às 14:55
Eu também acho que o feitio tem um peso importante e o G. apesar de teimoso consegue-se levar bem, ou seja, quando ele "marra para aquele lado" o melhor é distraí-lo com qualquer coisa para o levarmos a fazer o que queremos porque ha coisas em que se insistimos ...enfim, parecemos duas/três mulas teimosas :o))

e depois também acho importante ele saber que às vezes consegue levar a dele avante...ok, o casaco pode não ser aquele que ficava melhor na fatiota, mas se o agasalha e faz o mesmo efeito também não me vou chatear :o))

Também ainda so tenho um...e a experiencia é reduzida..cá estaremos para ler daqui por 20 anos o que vou dizer dos meus filhotes :o))
De Antes assim... a 18 de Novembro de 2008 às 15:04
Também não acho que sejas rigorosa demais, aliás, concordo plenamente contigo. com o B. tento ao máximo que compreenda o que pode e não pode fazer... às vezes até acho que lhe explico coisas demais... mas eu nunca gostei de meninos mimados e mal educados. O meu também tem muito mimo e faz birras, e muitas, é super teimoso e acha que as coisas devem ser feitas à maneira dele... por isso ouve ralhar e já levou umas palmadas na mão pelas belas chapadas que me deu... custa-me, no fim de lhe gritar (eu grito demais) aperta-me o coração quando o vejo a pedir "pu " e a querer dar beijinhos, mas vejo que ele já percebe que faz mal, por isso, também tem que ser! E quanto a doces, eu sou rigorosa. Nada de chocolates, gomas e chupas, ele é novinho e tem tempo para se encher com tais guloseimas... mas quase me fulminam por ser intransigente nisso, e às vezes o pai não ajuda porque é muito guloso!! Também cedo, e ele bebe o néctar que tanto adora em quase todas as refeições... portanto, não somos perfeitas, mas acho que lhe queremos dar o melhor, da melhor forma que sabemos!

E pronto, ufff , desculpa o testamento, mas puxas assuntos que apetece tagarelar....
Beijinho
De maebabada a 18 de Novembro de 2008 às 15:36
O G. também tem muito mimo, claro! alias eu acho que mimo e disciplina se complementam!
quanto aos doces, o G. só começou a comer depois dos 2 anos, antes disso não lhe dei nada disso, nem ele queria.
Agora já é mais dificil, mas também sabe que durante a semana so ha guloseimas depois de jantar e tem que ter comido bem durante o dia todo.
Fico contente por saber que não sou uma ave rara...não que fosse mudar se os comentarios não fossem assim, mas sabe bem ter companhia :o)))
De mil sorrisos a 18 de Novembro de 2008 às 20:09
A Laura tamb+ém está sempre connosco >à mesa durante as refeições desde pequenina. Só quando nos levantamos é que a tiramos da cadeirinha. Não temos TV na cozinha, apenas um rádio e assim vai ser SEMPRE! Acho que as refeições são alturas sagradas que devem ficar reservadas para a conversa. A laura come muito bem, por enquanto não há grandes crises... a ver vamos! Por outro lado, está habituada a ir ao restaurnte onde se porta sempre lindamente, o mesmo acontecendo com as saídas para outros locais.Espero que seja sempre assim!
Beijos e Mil Sorrisos
:o)))))))
De maebabada a 19 de Novembro de 2008 às 10:17
Têm fases e têm dias claro..o G. não se porta sempre a 100% como é obvio, mas eu acho que o estarem habituados ajuda muito, eu lembro-me de ele ter para ai uns 9 meses e pedir colo e todos olharem para mim de lado quando eu dizia que não, porque estavamos todos ainda a comer...mas agora é ele proprio que raramente pede para sair, porque? porque para ele é tão natural como beber agua...acho que é muito mais facil eles interiozarem as regras se forem habituados desde pequenos...
beijocas
De Noc@s a 19 de Novembro de 2008 às 13:03
Identifico-me no teu post, inclusivamente até quando me olham de lado a mim e ao Pai, graças a Deus temos os dois a mesma visão e apoiamo-nos mutuamente. Mas acho ainda assim que tens sorte no feitio do teu G. pois o meu pulgo tem muito de mãezinha e paizinho é creto, e portanto é um teimoso de primeira, desafiador e gozão. Ora com isto custa muito mais a ser levado. E por vezes temos nós mesmo a dúvida, será que somos muito rigorosos, mas voltamos sempre ao mesmo ponto, senão o fizermos e ele tem um feitizinho assim, imagina o que seria sem regras...
Putos! Pfff...
Perseverança e coerência é do mais necessário. E claro está muito mimo que é bem preciso também :-)
Jocas disciplinadas ;-)
De maebabada a 19 de Novembro de 2008 às 14:25
como ja disse o G. é teimoso (sussurrando: sai à mae....), mas, pelo menos por enquanto (cala-te boca), distingue o que é a sério daquilo que pode ser ou não.
POrque como eu também sou teimosa que nem uma mula podemos estar ali muito tempo a ver quem cede :o)).
Mais a sério, ele é teimoso mas consegue levar-se e tenho consciencia que somos sortudos porque birras mesmo é muito raro fazer, teima, mas numa onda de gozo e teste, sem berrar nem bater com os pes no chão. Deus o mantenha assim...e espero ter sorte quando for o segundo também :o)
De Noc@s a 19 de Novembro de 2008 às 14:31
Ouve lá tu és sádica ou quê!!! Com uma resposta, ao meu comentário, deste tipo amanhã já estou a ver o título do post ;-) E a eliminação de certos post e comentários. Ou então acho melhor ligares já para o infantário e confirmares que o puto está a dormir ;-)
De maebabada a 19 de Novembro de 2008 às 14:46
epa....eu tinha esperança que ele só lesse os posts...achas que se da ao trabalho de ler também os comentários?????
De Noc@s a 19 de Novembro de 2008 às 14:48
Pelo sim pelo não...
De maebabada a 19 de Novembro de 2008 às 14:53

Comentar post

.links

.idade da M.

Lilypie First Birthday tickers